Existe um conjunto de típicas casas de aldeia na recôndita e tradicional aldeia do Soajo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês que foram recuperadas, ou construidas, mantendo a sua traça original, dotadas de toda a comodidade, permitindo ao utilizador um contacto direto com o dia-a-dia típico da vila. As casas são em granito, confortáveis e encontram-se bem equipadas. À volta, existe a possibilidade para inúmeros passeios, inclusive aos espigueiros da região.
Estas casas constituem uma modalidade de Turismo, em espaço rural, vocacionada para a manutenção e aproveitamento turístico de pequenas construções de raiz popular, inseridos em aglomerados de marcada ruralidade.
Este turismo em Espaço Rural pode ser praticado ficando-se hospedado em diferentes tipos de alojamento:
Casas de Turismo de Aldeia
Vocacionadas para a rentabilização de pequenas construções de raiz popular, inseridas em aglomerados de marcada ruralidade. As casas estão dotadas de toda a comodidade, permitindo ao utilizador uma fusão com o dia-a-dia típico da aldeia.
Casas de Abrigo
Casas construidas durante as campanhas de florestação do Estado Novo. São construções simples feitas com materiais tradicionais, estrategicamente implantadas em locais de fácil vigilância e grandiosa paisagem. Adequadas, de raiz, à permanência no agreste espaço serrano, têm vindo a ser objeto de remodelações com vista a proporcionar um acréscimo de conforto ao turista e uma grande proximidade ao espaço natural e selvagem.
Casas Antigas e Rústicas
Antigas casas senhoriais, documentam os costumes, a evolução do gosto e da arquitetura ao longo dos tempos, bem como a própria vida social. Pioneiras no Turismoem Espaço Rural, caracterizam-se fundamentalmente pelo acolhimento familiar, permitindo a quem as procura um contacto direto com o mundo rural e as suas populações.
Fontes: Miranda, Jorge. Soajo Lindoso - Cultura, Património e Natureza. I.F. - Comunicação & Imagem, 2001 O Guia da Boa Vida, 21 de Abril,www.lifecooler.com
|